sábado, 25 de outubro de 2014

Relato Pessoal

Amigo da Infância
     Na minha infância eu tive uma amigo muito simpático chamado Júlio César. Na época eu morava em João Pessoa. Eu o conheci na escola, a primeira em que eu estudei.
    Júlio César era uma pessoa muito bacana, simpático, legal, alegre, sempre sorridente, sempre estava fazendo a gente rir com suas piadas e a toda hora estava brincando.
     Ele desde pequeno foi um pouco gordo e forte, por isso era criticado algumas vezes, ele é moreno e alto a pesar de ser mais novo do que eu.
     Depois que eu vim morar em Solânea, só fui visitá-lo uma vez, e ele não mudou quase nada. Hoje em dia só nos falamos pelo facebook por conta da distância.

                                                                                 Joabson Alves


Minha Irmã

Quando eu tinha sete anos de idade nasceu a minha primeira e única irmã . Foi um bom momento e de grande alegria meu e de toda a minha família,achei que seria algo ruim com tantas brigas, não que não haja mais nem tanto como imaginava é ate bom ter alguém para estar com você se divertir de certa forma é melhor do que está só. Ter uma irmã é legal ,hoje eu sei que não seria ta bom ser filho único.

                                                                                        Francisco Da Costa Braga Júnior

Relato Pessoal


        Á poucos meses atras passei um sufoco enorme , por te sido assaltada no meio da rua por dois elementos feios. Fui abordada por eles por volta das 8:30 hora  da noite, quando eu vinha pra casa, e tinha acabado de sair da igreja nas proximidades da igreja santa mônica na cidade de solânea, foi um momento de meio que adrenalina, chorei bastante , mais passou e tirei como lição muitas coisas
Mais espero que eles levem a lição que mereçam 

                                                                                                     Francynillda Lima 


Animal de estimação 
     Eu tinha apenas 9 anos era uma criança como todas, cheias de sonhos e de desejos lembro-me muito bem, como se fosse hoje, que o meu maior desejo era ter uma cachorrinha, pedia ao meu pai dia e noite o tão sonhado presente.
     Passando algum tempo, acabei vencendo-o pela persistência, o dia mais esperado chegou. saímos nós quatro meu pai,minha mãe,meu irmão e eu para comprar meu presente.
     Chegamos a um pet shop, onde havia mil cachorrinhos lindos. Era tão grande a alegria dentro do meu coração, que mal podia aguentar a felicidade. Eu olhei, olhei, quando já estava para sair, veio uma cachorrinha pretinha correndo em minha direção, com um olhar de sapeca! não era a mais bela mais foi a única que mim encantou a primeira vista. Então tratei de convencer meu pai que ela era a pretinha que eu queria, e, e depois de muitas birras, pegue-a e ela foi comigo. É difícil de alguém entender isso, mas aquela cachorrinha, a ketie, foi a minha maior alegria. Quando eu chorava, ela como gesto de amizade lambia minhas lagrimas. Brincamos muito. Passei praticamente a infância toda fazendo travessuras, e la foi a minha fiel companheira. Deixou-me recentemente, no dia 25 de novembro o dia mais triste da minha vida! posso dizer com certeza que ela foi e sempre sera a criatura mais fiel e amiga que já tive . 

                                                                                                      Karla Karinna

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Produção dos relatos pessoais

Um certo dia vi uma situação que me assombrei, uma senhora de idade deitada em uma marquise. Já era noite quando eu saí na porta e em frente a minha casa tem uma loja e quando olhei para lá embaixo da marquise tinha uma senhora em cima de um papelão coberta com cobertores velhos e nessa noite fazia muito frio.
Fiquei a pensar como pode um ser humano não tem onde dormi, quantos pessoas tem casas com quartos sobrando e uma senhora idosa dormindo na rua.
Fiquei muito triste, pois não podia fazer nada em relação àquela cena. Pois o mundo só oferece estas coisas ruins, enquanto tem gente com necessidade precisando de ajuda.

Emanoel Medeiros da Silva

Diário, andando pela rua com a minha mãe, vi uma criança sentada na calçada com a cabeça baixa chorando, chegando perto dela perguntei: o porquê estava chorando? Ela disse que estava com fome, eu olhei para minha mãe com os olhos cheios de lágrimas e perguntei se poderia comprar uma comida para ele. Minha mãe olhou para mim orgulhosa e falou: é claro minha filha, muito bonito seu gesto. Depois daquele dia não esqueci aquela criança. Falei toda a historia que tinha passado na rua para meu pai e ele me disse com toda segurança, por isso que devemos dá valor para o que temos e eu fiquei muito feliz por meus pais terem me apoiado e por ver a criança feliz com o sorriso no rosto. Seria muito bom se tivessem pessoas assim, todos iam ficar muito felizes por ajudar ao próximo. Certo dia encontrei esse menino e ele feliz dizia obrigado por ter me ajudado, pois agora ele tinha arrumado um lugar para ficar e assim seguir a vida.
Janaine Arcanjo da Costa.

O texto “gente é bicho e bicho é gente” mostra a realidade atual. Muitas pessoas desperdiçam comida, tiro isso por experiência própria, não conto às vezes que fiquei sem almoço visto que a comida era de outro dia, mas depois que vi esse texto a consciência pesou, observando bem, o alimento é sagrado, e tem pessoas que preferem jogar fora do que da para uma criança.
Em um certo dia fui da uma volta de bicicleta na minha rua, em frente a minha casa e me deparei com uma mulher gravida e uma menina de cinco anos de idade, a menina se debulhava em lágrimas. Ao ver a situação fiquei com o coração partido, não pensei duas vezes e perguntei por que ela estava chorando?  Ela simplesmente disse que estava como muita fome fiquei até sem palavras, parei, pensei e disse: vamos a minha casa? Ela desconfiada balançou a cabeça que sim. Quando chegou a minha casa ofereci a comida, depois que ela comeu, ficou tão feliz que disse: “obrigada, não sei o que seria se você não tivesse aparecido naquele momento.”.
Suênia Santos da Silva.

domingo, 25 de maio de 2014

Leitura e Letramento Digital

                        O Letramento digital  que implica realizar prática de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais  de letramento e alfabetização. ser letrado digital pressupões assumir as mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não- verbais, como imagem  e desenhos, se compararmos ás formas de leitura e escrita feitas no livro,até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela também digital.
                       O Letramento digital requer que o sujeito assuma uma nova maneira de realizar as atividades de leitura e de escrita, que pedem diferentes abordagens pedagógicas que ultrapassam os limites físicos das instituições de ensino, em vários aspectos, usando as redes sociais como : Facebook, chats, e-mail, blog entre outros.


                                                      Plano De Atividades Desenvolvidas Na Leitura e Letramento Digital Com o Projeto : INOVANDO E RENOVANDO AS ABORDAGENS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.