ENSINO INOVADOR
PROFESSORA RESPONSÁVEL: SANDRA GOMES
TURMAS: 1º C, 1º D e 1º E
Promovendo a divulgação das primeiras crônicas produzidas pelos alunos do ensino médio inovador 2013, como atividades desenvolvidas no macrocampo de LEITURA E LETRAMENTO:
A importância do tempo
Certo dia o meu
animal de estimação saiu de casa para dar uma volta, de repente tive a notícia
que ele estava prestes a morrer, só que o meu vizinho tinha confundido o meu
gatinho com o da vizinha da frente. Então falei pra ele que o meu gatinho nunca
seria capaz de sair de casa.
Então ele falou
todos os detalhes dele. E eu fui olhar dentro de casa, se ele estava em casa
mesmo. Enquanto eu estava procurando o meu vizinho falava: - “ele já morreu
corra lá, pois estão querendo saber quem é o dono(a) pois o gatinho tinha
salvado a vida de uma senhora”. Então a Dona se desesperou e correu atrás do
gatinho com remoço, ela falou para todos: - “Se eu tivesse vindo antes tenho
certeza que eu poderia salvar a vida dele também”.
Não podemos
perder tempo com nada nessa vida!
Ana Lídia Felix dos Santos
Dois momentos inesquecíveis da minha vida
...
Um dos momentos
inesquecíveis, foi o dia, em que tive o prazer de conhecer o meu pai, assim
como eu sonhava ,de um dia conhecê-lo, em todo tempo, confiei no meu deus que
tudo pode e tudo vê e esperei e confiei que um dia ele ia marcar encontro e um
dia eu conheceria, depois, de 15 anos ,conheci o meu pai ,e graças a deus que
me concedeu essa rica bênção, e realizou um sonho meu de muitos anos.
O outro momento
inesquecível foi o dia em que aceitei; a cristo, como o único deus em minha
vida, o único que podia mudar a minha vida para melhor, foi um dia especial
também, momentos de muitas alegrias, pois na aquele momento eu estava morrendo
para minha vida e vivendo a vida de deus ...
Lasllem Stephane F. Silva Barros
Momento inesquecível
Na nossa vida temos muitos e importantes momentos especiais de felicidade
e de ansiedade, na minha vida tive muitos momentos especiais, mas sempre
existem momentos inesquecíveis , o mais importante da minha vida foi quando
nasceu minha Irma mais nova eu era muito jovem mas lembro de cada momento de
ansiedade , desespero e felicidade que nunca vou esquecer.
Em cada momento dela eu participei dos primeiros banhos, palavra, passos,
sorriso, brincadeira e não esquecerei jamais.
Vynicius Barbosa dos Santos Moreira
Fazendo a diferença para o bem
Para mim o que será um momento inesquecível, será quando eu ver
resultados nas coisas que eu fizer.
Eu quero fazer a diferença nas pessoas e no mundo, contudo eu estou
fazendo minha parte. Por exemplo jogando lixo no local apropriado ,economizando
água . Um momento inesquecível para mim será abrir a porta de uma futura casa e
encontrar quem amo com uma criança nos braços. Ser feliz ter amor e contribuir
com a salvação do planeta junto com minha família.
Bruna Souza
A realização de um sonho
Um momento inesquecível para mim vai ser quando eu realizar meu sonho,
pois sempre acreditei nele e sei que estou muito próxima de realizá-lo.
Muitas pessoas dizem que não vou conseguir, mas não me importo, pois o
que importa ,e o que eu penso, e não o que os outros pensa.
Nunca deixei de tentar fazer aquilo que quero, pois se que a cada
tentativas minha vou chegando próximo dos meus objetivos, e sei também que o
caminho é longo mais nunca irei de desistir, pois a cada caminhada minha é um
objetivo alcançado.
Ireslane Cavalcante
Velha infância
Em nossas vidas, passamos por muitas pessoas, com as quais vivemos
momentos únicos e inesquecíveis.
Todos nós temos algo dentro de si, e eu, como todo mundo guardo em minha
mente muito desses momentos; mas tem um que jamais saiu da minha memória a
minha primeira quadrilha, eu tinha apenas 9 anos de idade, não sabia de nada,
estava ali, me apresentando sem saber porque da ocasião, fui a noiva, meu par
foi um colega da época que hoje considero meu melhor amigo.
Hoje eu sei que estava naquela quadrilha, não porque me escolheram como
noiva, e nem porque minha mãe admirava quem sabia dançar, mas porque começava
ali, uma parte da minha vida, que jamais irei me esquecer.
Elizania Santos de Lima
O primeiro ano do meu primo
Era um dia de domingo meu primo completou seu primeiro ano de vida, para
mim foi uns dos dias mais felizes da minha vida porque só de ver a alegria nos
olhos dele já era uma felicidade para mim.
Ele hoje tem 3 anos, e ainda não começou a estudar mais todo dia fala em
ir para escola, para mim essa foi uma graça que deus colocou na minha vida e na
da mãe dele. A primeira palavra dele foi papai e ele é uma criança que só quer
viver brincando.
Erika Lira
O que nos faz felizes?
Na vida os melhores momentos sempre acontecem inesperadamente e a maioria
delas é inesquecível.
Nós estamos sujeitos a passar por coisas boas ou ruins, mas cabe a nós
fazermos com que elas nos tragam a felicidade.
Precisamos sonhar, desejar, fazer um mundo melhor para que assim aconteça
momentos inesquecíveis.
Emilaine de Lima Silva
O dia a dia na fazenda
Um dia quando eu cheguei na fazenda do meu amigo e chamei ele para jogar
bola e fiquei lá esperando na porteira, ele demorou muito, quando ele vinha e
disse um abuso infeliz e eu disse: - está certo, se eu estou lhe abusando vou
embora, valeu.
Então ele respondeu: - fica tu seu pobre, mas pode ficar
Eu disse: - vá procurar seus amigos ricos para jogar.
Então ele arrogantemente respondeu: - vou que não preciso de você para
nada.
Eu fui embora, depois ele foi na minha casa me pedindo desculpa. Então no
dia a dia não seja arrogante mesmo que você tenha posses.
Lino Gracia da Silva Neto
A viagem dos sonhos
Havia uma menina que se chamava Paulinha, seu maior desejo era fazer uma
viagem e conhecer à praia. Seus pais já planejavam á viagem, queriam que fosse
maravilhosa, tanto pra eles como pra querida filhinha.
Chegando já a viagem, Paulinha muito curiosa queria saber como seria, o
que tinha o que não tinha. Depois, chegou o dia da viagem, Paulinha muito
feliz, foi o caminho todo olhando a estrada, as cidades onde passava.
Passando os dias de viagem, e chegando a praia ficou muito emocionado e
saiu cantando na beira da praia. Só que ela não sabia que era nessa praia que
ia conhecer um rapaz que ia viver ao seu lado para sempre e ser muito feliz.
E assim conheceu seu grande amor e foi o momento mais inesquecível da sua
vida.
Ana Carla da Silva
O garoto Helesio
Em um vilarejo moram várias pessoas
da família de um garoto chamado Helesio, eles são pessoas que ficam muito longe
da modernidade. Um dia a mãe de Helisio resolve ir a cidade comprar alguns
mantimentos. Eles saíram de casa e no
caminho lembram que precisava além das compras para abastecer seu armário com alimentos para passaram o
mês, pois eles moram num vilarejo em que faltam muitos
produtos que eles realmente necessitam
para fazer uma comida balanceada e saudável
que a nutricionista passou para
família , a mãe para que seu filho
Helisio alimenta-se de uma comida saudável
e necessário a colaboração de todos seus
familiares para mudar os hábitos alimentares tão necessário para nossa vida.
No percurso de casa para as compras
a mãe lembra também de ir a uma loja de móveis e eletrodoméstico para ver se é possível compra uma tv para sua casa . e
ao chegar a cidade vão logo as compras no supermercado que terminam e paga as compras para com o
dinheiro que sobra comparem se
encontrarem a tv no preço que ficou
sabendo que estava a loja estava em promoção e saíram contentes com o desejo de seja realmente verdade.
Entraram em uma loja de moveis e
eletrodoméstico e ela, seu marido e Helsio e neste momento a vendedora chamada
Renata vendo eles entrarem vem
educadamente perguntando o que eles gostariam de ver, pois ela informa que temos muitos produtos em boas
ofertas e diz; posso ajuda-los e
Helisio pergunta queremos uma televisão preto e branco e a moça da loja
fica impressionada como existe pessoas
que ainda não conhecem as novas tecnologia num mundo em que ninguém mais quer
está tv tão fora de moda, mas diz com tanta naturalidade que a loja em que
trabalha deixou de vender mais vai
mostrar uma que eles com certeza cabe no seu orçamento, por sua mãe pediu que mostrasse uma pequena e que fosse barata, pois tinha pouco
dinheiro para gastar.
A vendedora vendo que eles eram
pessoas simples e com pouco recurso, levou-os para mostrar as tvs que temos:
e disse temos essa tv de 14 polegadas
e a cores e ligou para a família ver
e o filho ficou com a cara de espanto e ao mesmo tempo
maravilhado e falou que
eu nunca tinha visto uma coisa
tão bonita como esta tv, pois onde
moro no vilarejo lá não temos nada
disto.
E a vendedora continuou mostrando outras
coisas além da tv, mostrou as novidades para o
rapaz Helisio o celular, o
computador, o tablet e também o
notebook e ele da ficava cada vez
mais com a cara de espanto e maravilhado com todas as informações e novidades que nunca podia
passar pela sua cabeça que pudesse existir e perguntava como
é que se usa esse computador e os
outros como: o celular , o tablet e o notebook. A moça já estava ficando
cansada de explicar para ele. E resolveu
perguntar se ele nunca usou o
computador na escola em que estudava; e ele disse na escola
que eu estudo não temos esse
computador , pois lá só temos o quadro negro e o giz e nada mais ,
lá e um lugar esquecido por todos. O
celular também não temos, pois no
vilarejo também não temos o sinal para o
telefone, temos apenas o orelhão.
Moça quer apenas ver a Tv não me leve como
desfeita , mas no momento precisamos
somente disto e ela pediu
desculpa por tê-lo mostrado
tantas coisas que até cansou , porém queria apenas fazer o
papel de vendedora.
E com isso foram passando o tempo e ele foi ficando mais perto da
modernidade e conhecendo várias coisas novas e modernas.
Jefferson Rafael Silva Ambrósio
Distração
Naquela manhã de segunda-feira a jovem chamada Emilly com tanta tarefas
para fazer tanto em casa como os da escola e sabendo que sua mãe estava doente
e que precisava ir ao banco pagar as contas
e que somente ela a filha mais
velha e
que poderia fazer e
resolver todos os problemas que eram tantas.
Primeiro ir ao banco e pagar as contas e receber o dinheiro do cheque que
sua mãe recebeu como pagamento de seu trabalho como auxiliar de serviço numa
escola particular da cidade que morava.
Segunda era fazer o almoço para todos da família e também levar seus
irmãos menores na escola e também ir para a sua escola estudar
e nesse momento começa a preocupação como fazer tudo em tempo hábil.
E sai de casa para ir ao banco com tanta preocupação que anda sem olhar para os lados e toca o telefone e ela atende e
naquele momento que se depara com um poste bem na sua frente e não dá
tempo de desviar e acaba batendo o rosto
no poste e neste mesmo momento que cai e um jovem corre para ajudar e ele pergunta : você está bem moça e
quando ela olha e o rapaz que ela está apaixonada e passa o maior mico, fica envergonhada e não consegue nem responder e
sai correndo sem nem menos agradecer pois , além de ser tímida ficou sem poder falar nada.
Letícia Isabella
O atraso
Nelson acordou pela manhã olhou para o relógio e viu que estava muito
atrasado para ir a escola, muito distraído e preocupado em chegar atrasado pegou a bolsa e os
cadernos e saiu de casa correndo. No meio
do caminho viu as pessoas passando na rua olhando para ele e rindo muito.
Ele então parou e perguntou a uma mulher:
- porque você está rindo de mim?
Então ela falou?
- você não está com frio?
Ele respondeu
- não. Por quê?
- por que você está só de cueca e é mais samba canção “ha ha ha”
Nelson ficou vermelho ao saber porque todos estavam rindo dele e
rapidamente saiu e voltou para casa muito envergonhado.
Erinalva Barbosa Franco
Viagens e presentes inesquecíveis
Minha primeira viagem foi ao Rio Grande do Norte, fui a praia de ponta
negra, lá a praia era muito mais bonito
do que eu imaginava antes se conhecer e assim ficamos todos contentes
com o passeio e que tínhamos planejado foi na verdade bem melhor do esperávamos
eu e meus familiares e naquele momento
só queríamos apenas aproveitar o final
de semana naquela praia e foi uma
manhã de muitas alegrias.
O tempo passou rápido naquela
praia que era uma viagem que considerei um presente inesquecíveis para
nós naquela manhã de domingo e que ainda teríamos de viajar para João
pessoa onde queríamos e visitamos os
pontos turísticos: o farol de cabo branco e
também a estação ciência
,pois o tempo estava pouco para o que precisávamos e gostaríamos de conhecer.
De tanto insistir para que ficássemos na casa de parentes nossos para
meus pais, que eles pensando que essa
era a oportunidade que teríamos ,
pois as aulas estavam ainda em recesso
das festas juninas que resolveu nos dar
a chance de aproveitar para
irmos a praia de cabo branco e
também ir ao shopping manaira fazer
compras e assistir ao filme de comédia que no momento não lembro o nome só sei que foi muito bom.
E como eu estava olhando nas lojas
no shopping celulares e outros itens eu nem esperava ganhar nada de
presente, mais fiquei tão feliz quando meus pais fizeram uma grande surpresa
dando de presente um celular galaxy
que foi verdadeiramente uma
viagem e um presente inesquecíveis para
mim que ainda ficou até hoje na
memória.
Jefferson Rafael Silva Ambrósio
Passeio no Rio
Em Um Belo dia de domingo eu e minha irmã saímos de casa no Rio de
Janeiro com destino a emissora da rede globo de tv pare ver se era possível
conseguirmos entregar uma encomenda a uma amiga da minha mãe e só tínhamos que
chegar na avenida principal, mas só que nós nos atrapalhamos e sem
prestarmos atenção entramos numa esquina
errada e ficamos andando sem acharmos o caminho que dava na rua certa e começou
o nosso tormento sem querer perguntar a ninguém para não dizer que não sabíamos
na verdade mais como chegar lá e começamos
a nos desesperar, pois naquela rua que estávamos não passava ninguém
para nos orientar .
Resolvemos andar mais umas ruas até que quando estávamos pensando em
telefonar para a minha casa pedir ajuda da família, e do nada aparece uma jovem
e nós perguntarmos onde fica a rua que pode chegar a emissora da globo e ela
gentilmente se oferece para nos dá uma carona , pois também esta indo naquela direção para o seu trabalho .
Aceitamos a carona e chegando lá
agradecemos aquela jovem
que se apresenta como Ana e
seguimos nosso destino. E no caminho de volta para casa rimos de nossa
atrapalhada trajeto até a rede globo e que passeio engraçado no Rio de Janeiro
que jamais vou esquecer este mico.
José Anderson Fernandes de Lima
A garota fã de rock
Certo dia Catarina estava em casa assistindo Tv, quando viu anunciando
que iria ter naquela ano um show de rock na cidade Rio de Janeiro, chamada Rock
In Rio.
Vários cantores e bandas iriam apresentar naquele dia então ela quis
conhecê-los e assistir seus shows , as bandas que se apresentaram naquele dia
foi: Bom Jovi, Avril Lavigne e Nx Zero.
Depois desse dia ela sempre escuta as músicas da banda do show e chegou a
ir em festas que aquelas bandas tocaram.
Erinalva
Barbosa Franco
O pacto
Um homem estava correndo com medo da polícia por causa que tinha bebido
na festa e tinha feito gestos obscenos, de “repende” ele entrou em uma casa
enorme. Com aparência de ser muito velha. Assim que ele entra na casa percebe
algo estranho acontecendo. De “repente” ele encontra quatro meninas, cujos
nomes são: Ana, Ellen, Dany e Carol. Ele então fala:
- Quem são vocês?, o que estão fazendo aqui?
- Oi, diz Ana, somos universidade e estamos fazendo uma pesquisa.
- Ellen: Mas isso não é da sua conta.
Ele com raiva vai embora, e no meio do caminho sente uma presença
estranha entre eles, e então decide voltar para onde as meninas estão. Chegando
lá ele avista somente três meninas e pergunta:
- Onde está a outra amiga de vocês?
- Carol: Foi ao banheiro, daqui a pouco ela volta.
- Carol: Como é seu nome mesmo?
- Ele fala: É Edy, vamos procura-la.
Depois de irem buscar Dany, eles encontram, mas morta, então que começa o
desespero. Depois de tanto sufoco para sair de casa eles descobrem que era algo
sobrenatural. Eles estão felizes por estarem vivos, então numa sala escura, e
de “repente”:
- Socorro! AHHH!
Gritos de socorro, quando eles saem apenas Ellen, Carol e Ele saem da
sala.
E Ana e Dany se foram.
É aí que eles acham uma saída e vão embora.
Danúbia
Alves dos Santos
Debhora
Hellen
Elizania
Santos de Lima
Fabiana
da Silva Dantas
Rodeliano
Barbosa Franco
Momentos inesquecíveis
Lembro de quando era criança, 7 anos talvez, um dos momentos mais
inesquecíveis que já tive, porque quando se é criança a gente nunca esquece, é
como se tivesse acontecido ontem eu estava brincando de boneca, ah! Como é
maravilhoso, relembrar de quando eu brincava com minhas amigas, abríamos uma
roda e ficávamos lá contando segredos uma para outra e as risadas, Ah! Como era
demais.
Eu gostava quando a gente ia brincar de se esconder, subíamos nas árvores
e ficávamos escondidas, às vezes riamos e nos achávamos. Mais legal foi quando
fomos tomar sorvete, porque uma das meninas vendia sorvete, colocaram umas
cinco bolas quando terminei, lá vem ela colocando mais bola e eu já estava
cheia para comer, então com um sorriso eu disse: - tá bom e deu mais
gargalhadas.
Eu era tão feliz, eu queria poder voltar e relembrar, porque eu amava
está feliz e rindo ... não há nada como ser criança.
Danúbia
Alves dos Santos